4 maneiras de conquistar o engajamento de equipe na sua empresa

3 minutos para ler

O engajamento de equipe está totalmente ligado ao aumento da produtividade e dos resultados de uma empresa. Afinal, profissionais engajados costumam produzir com mais qualidade, impactando diretamente todos os pontos de um negócio.

Esse conceito significa, basicamente, o quanto os empregados de uma empresa estão comprometidos com os resultados e engloba o entendimento de que cada uma de suas ações impacta positivamente ou negativamente o negócio.

Alcançar esse nível de engajamento não é algo impossível. Para tanto, é viável fazer isso seguindo algumas dicas básicas que mostrarei neste artigo. Acompanhe!

1. Fomente uma cultura organizacional engajada

É papel do gestor estabelecer condições para maximizar o engajamento das equipes. Eles precisam dar o exemplo e trabalhar diariamente para manter esse engajamento.

Isso é feito por exemplo através da inclusão dos funcionários na definição dos processos da empresa, possibilitando que eles participem das decisões do negócio, obviamente, no limite de suas responsabilidades e atribuições.

2. Incentive a atuação em conjunto

Outro passo importante é incentivar a atuação dos empregados de forma colaborativa. Isso pode ser feito através da definição de objetivos compartilhados entre equipes (objetivos que dependem de mais de uma equipe para serem atingidos).

Permita a formação de equipes multifuncionais, com pessoas de diferentes especialidades ou áreas, que irão pensar juntos sobre as melhores soluções para o projeto. Não crie competições nessa etapa, pois isso pode colocar a perder a tentativa de integração entre equipes.

3. Saiba o que motiva os colaboradores

Um profissional motivado não é necessariamente um profissional engajado. Da mesma forma, um profissional engajado não é necessariamente um profissional feliz.

Pessoas diferentes são motivadas por coisas diferentes. Portanto dialogue com os membros da equipe e saiba o que os motiva de fato. Este é um passo fundamental para criar um ambiente engajador.

4. Adote OKR

Por fim, é fundamental a adoção de OKR. Basicamente, OKR é uma abordagem que tem por objetivo mobilizar toda a empresa na conquista dos seus principais objetivos.

Por meio de OKRs, os colaboradores, os gestores e os executivos passam a ter mais clareza e alinhamento sobre o que é mais importante para o negócio e conseguem definir prioridades que estão relacionadas com as estratégias e o propósito da empresa.

Os resultados da aplicação desse conceito são um maior nível de engajamento e maior satisfação dos colaboradores. Afinal, OKR proporciona mais transparência, mais engajamento e melhora a comunicação em toda a empresa. Os colaboradores conseguem identificar o real impacto de suas atividades e passam a executá-las com mais fluidez e qualidade.

Por fim, podemos destacar que o engajamento de equipe é um elemento fundamental dentro de um empreendimento. Não investir nisso pode prejudicar seriamente os resultados do seu negócio, gerando prejuízos que, quando são identificados, costumam ocasionar diversos transtornos.

Gostou deste artigo? Que tal conferir outro conteúdo importante para sua empresa? Então, veja o post que preparei para você. Nele, mostrarei o que é OKR

Você também pode gostar